Friday 1 August 2008

4 meses de Japao.

Ohayou gozaimasu!
おはようございます。

Vixe, anteontem (dia 30) eu completei 4 meses aqui no Japao e so hoje que fui lembrar desse fato. E continuo dizendo que parece que foi ontem que cheguei aqui, esses 4 meses passaram bem rapidinho.

Ah, outro fato que esqueci de contar aqui e' que no final de semana que passou eu fiz minha primeira instalacao de um Windows XP em japones.
A maioria das coisas nele estao escritas em katakana, isto e' sao palavras em ingles escritas do jeito que os japoneses as leem.
Resultado: eu morri de rir em praticamente tudo o que eu li no Windows.

Alguns exemplos:
Start - Sutato - スタート
Help - Herupu - ヘルプ
My Computer - Mai Konpyuta - マイ コンピューター
My Music - Mai Myujiko - マイ ミュージコ
My Documents - Mai Dokyumentosu - マイ ドキュメントス
Size - Saize - サイゼ
Cancel - Kyanseru - キャンセル
Recovery - Ricobari - リコバリ
Mail - Meru - メール
Game - Guemu - ゲーム
News - Nyusu - ニュース
Address Book - Adoresu Buko - アドレス ブツク
Profile - Purofuiru - プロフイール

Tinha palavras que eu lia em katakana e precisava de uns segundos para associar com a palavra em eigo (ingles) de tao absurda que estava.

O interessante sao as janelas com as teclas SIM, NAO e CANCELAR. Nas teclas aparece はい(Y), いいえ(N) e キャンセル(C). Isto e' eles traduziram os nomes das teclas, mas deixaram as mesmas teclas de atalho do ingles.

またね - mata ne!!

No comments: