Seguro Desemprego
こんばんは
Kombawa
Hoje fui com o meu irmão Ronaldo na reunião explicativa do Seguro Desemprego no Shokai Koushuu de Isesaki.
A reunião foi num auditorio e tinha cerca de 100 pessoas lá, todos gaijins e a maioria de peruanos e brasileiros.
Ministrando a reunião estavam dois senhores japoneses e logo de início um deles começou falando em japonês "Foi avisado que haveria uma tradutora, mas ela ainda não chegou." e começaram a distribuição de umas fichas para preenchermos. Porém essas fichas eram numeradas e cada um deveria pegar a mesma correspondente ao número impresso no manual que tínhamos recebido na Hello Work. Daí o outro senhor começou a anunciar, tambem em japonês, do número tal ao tal venham pegar as fichas aqui na mesa e assim por diante. A distribuição dessas fichas somente terminou às 13:45h. Então eles resolveram fazer um kyokei de 15 minutos.
Voltamos às 14:00h e a tradutora finalmente havia chegado. Então começou a explicação do funcionamento do Seguro Desemprego aqui no Japão.
O Seguro Desemprego é destinado às pessoas que perderam os empregos e se encontram no processo de buscar de uma nova colocação no mercado de trabalho.
Existe uma data chamada "Data de Verificação" na qual a pessoa deve comparecer ao Hello Work onde está cadastrado para informar se conseguiu um novo emprego e se está se empenhando na busca do mesmo. Essa data de repete no mínimo uma vez ao mês. Eles enfatizaram que o pagamento do seguro somente é liberado para aqueles que realmente se empenham neste processo.
Na primeira "Data de Verificação" a pessoa tem que ter feito no mínimo uma consulta de emprego em algum posto da Hello Work ou no mínimo uma entrevista de alguma empresa, senão eles não liberam o pagamento do seguro.
Na segunda "Data de Verificação" a quantidade de consultas aumenta para duas e assim por diante.
Resumindo: Nesses período de três meses de recebimento do seguro desemprego terei de ir no mínimo mais três vezes na Hello Work e terei de pesquisar/consultar vagas de emprego lá, senão pode ser que não liberem o pagamento do seguro. E essas consultas de vaga de emprego envolvem esperar um tempão pra ser atendido pelo funcionário que faz a consulta no computador, uma vez que os Hello Works do Japão andam lotados de gente devido a crise que passamos aqui.
O jeito é rezar para conseguir um novo emprego logo e que também ocorra tudo bem nesse processo do Seguro Desemprego.
No final da reunião eles mencionaram o que é considerado fraude no recebimento do seguro desemprego (por ex.: conseguir um novo emprego e continuar a receber o seguro) e alertaram que caso descubra-se algo do tipo, a pessoa que o fez terá de pagar de volta três vezes o valor recebido do seguro desemprego.
Minha primeira "Data de Verificação" é nessa próxima terça-feira, vamos ver o que acontece, né!
さよなら