Monday 3 March 2008

Hina Matsuri

おはよう - Ohayou

Hoje é o dia do Hina Matsuri ou Festival das Meninas no Japão.

O Hina Matsuri é uma comemoração em nome da felicidade e saúde das meninas. O primeiro festival de uma menina se chama hatsuzekku. O ícone do Hina Matsuri é o altar (hinadan) de bonecas (hinaningyo) vestidas com trajes da corte do período Heian.

Algumas bonecas podem valer uma fortuna e são consideradas bens de família. No tempo dos samurai, quando nascia uma menina, a família costumava presenteá-la com um conjunto de bonecas. Depois de casada, ela poderia repassar a propriedade para a sua herdeira. Elas são expostas durante um mês desde a data festiva. Esta montagem tradicional surgiu no final do período Edo (1603-1868), quando as bonecas ainda serviam de amuletos para espantarem o mal. Além do hinaningyo, outras bonecas costumam enfeitar as casas dos japoneses nesta data, como kokeshi.

Depois do dia de Hina matsuri, os pais têm que levar as bonecas o mais longe possível, porque a tradição diz que se não fizerem isso, suas filhas não serão capazes de se casar ou se casarão bem tarde. No entanto, não se trata apenas de jogá-las. Deve-se tratá-las com cuidados especiais, aplicando produtos anti-mofo e colocando-as em caixas apropriadas.Caso sejam negligenciadas, ficarão magoadas e poderão não ser encontradas tão bem no ano seguinte. Porém, muitas famílias têm deixado até o final de semana para terminar esse ritual.

さよなら - Sayonara

3 comments:

Anonymous said...

olá, moça!
hahaha, não sabia que esse blogsblogs delatava minhas fuçações! fui pega no pulo! hunf! XD hahahaha!
então, estou em iwata, na provincia de shizuoka!
vc jah esteve por aqui antes?? vi pelo blog que entende bastante da cultura japonesa!

samegui said...

Citei seu post do hinamatsuri no meu, gostei do seu enfoque. Deixei link para cá no Hina Matsuri: o dia das meninas e aproveitei para inserir o blog do meu blogroll dekassegui.
Abraços
Sam

Jo said...

SOrte ...maninha!!!!!!!!!!