Sunday, 1 February 2009

Hoje teve jishin (terremoto) aqui.

おはようございます。
Ohayou gozaimasu!


Hoje de manhã, lá pelas 7:00h, estava eu tranquilamente assistindo no computador um filme coreano, com legendas em português é claro, quando comecei a sentir um tremorzinho. E em poucos segundos esse tremorzinho ficou um pouco mais forte, mais nada absurdo, somente senti umas leves sacudidas e vi que o lustre do quarto ficou balançando.

Daí entrei na seção de terremotos da homepage da Agência de Metereologia do Japão (http://www.jma.go.jp/en/quake/) e vi que o epicentro do terremoto foi no mar, perto de Ibaraki com magnitude de 5.8 graus.

Nestas figuras da homepage o X mostra onde foi o epicentro do terremoto e as bolinhas indicam todas as estações que sentiram o tremor e a cor indica a intensidade que cada estação mediu:









Apesar da magnitude do terremoto ter sido de 5.8 graus, aqui em Isesaki a estação mediu 2 graus. E mesmo que o epicentro tenha sido no mar, não foi emitido nenhum alarme de tsunami.

Se com somente 2 graus a balançada que senti já foi considerável, eu não quero nunca saber como é presenciar um de maior intensidade que essa.


Mais alguns dados do jishin:
Earthquake Information (Information about Seismic Intensity at each site)
Issued at 07:02 JST 01 Feb 2009

Occurred at (JST): 06:52 JST 01 Feb 2009
Latitude(degree):36.7N
Longitude(degree): 141.4E
Depth: 30km
Magnitude: 5.8
Region Name: Ibaraki-ken Oki


Pela homepage da Agência de Metereologia do Japão podemos ver a frequência com que ocorrem os terremotos aqui no Japão, depois desse de Ibaraki ocorreram mais 4 no mesmo dia. Eles já fazem parte do cotidiano daqui.


さよなら

4 comments:

Daisychan Orange said...

Nossa... q bom q não foi nd assim tão grave né?
O bom é q aí no Japão já existem várias técnologias e pessoas especializadas nesse tipo de situação né? Assim dá até pra dizer q a segurança é maior doq em outros lugares...
De qualquer forma, tome cuidado!

Kisu! ^3^/

Ayeka said...

Boa tarde passando por aqui para lhe dizer que você foi indicado pelo "Japão Aishiteru" para receber um selo.
Por favor, veja no meu blog como se deve proceder para recebê-lo.

Abraços!

Nessah Alves :~) said...

Quee triste :(
Me deu medo so de leeer '.'
"Eles ja fazem parte do cotidiano dai :("
Maaaaas com vc esta tudo certiinho ?__?
Obrigaaada por te me adicionado'
e mas uma vez parabens pelo blog mais do que liiindo'
Agora poderei saber mais sobre este lugar que tanto admiro''

BEIJOS :*

Nanda S. said...

Oi! :D Achei o teu blog por meio de um que sigo e tipo.. o_o O terremoto que você sentiu não fez nada cair no chão? Sabe como é, pessoa que mora num país onde não tem terremotos fica curiosa a respeito... xD Ah, mas eu vejo que em alguns paises as casas já são construidas pra suportar terremotos, e com varios suportes pra armarios e eletrodomesticos. tem casas assim por aí?

O último filme coreano que eu vi foi o 100 days with sr. arrogant. Bem legal. :D Você me indica algum bom?


Adorei o blog!