Tuesday, 22 July 2008

O ingles do Japao.

おはようございます

Aqui no Japao eu estou aprendendo um outro tipo de ingles bem diferente daquele falado na Inglaterra.

Isso acontece porque algumas silabas do ingles nao existem no katakana.
E tambem porque as consoantes que nao tem vogal precisam ter uma vogal adicionada para serem transcritas no katakana.
E ainda muitas palavras sao transcritas do jeito que elas sao pronunciadas no ingles.

O katakana (片仮名) e' um dos silabarios empregados na escrita japonesa junto com o hiragana e o kanji.

Usos do Katakana -> Escrever palavras originadas de outros idiomas, principalmente do ingles nos tempos atuais.

Exemplos de palavras que vem do ingles escritas usando o katakana:

タイア - taia - tire

ミスター -> misutaa -> mister

スーパーマーケット -> suupaamaaketto -> supermarket

ベッド -> beddo -> bed

ドラゴン -> doragon -> dragon

ヨーグルト -> yoguruto -> yogurt

ボール -> boru -> ball

プレステ -> Puresute -> PlayStation
OBS.: Muitas palavras sao encurtadas pelos japoneses, como no exemplo acima. A palavra na integra seria pureisuteshon.

パソコン -> pasokon -> personal computer.
Na integra seria pasonaru konpyuta.

テレビ -> terebi -> television

ゲーム -> gemu -> game

ストレソ -> sutoreso -> stress

メール -> meru -> mail

ラベル -> raberu -> label

E trocentas outras mais que eu estou aprendendo a cada dia que passa.

O pior e' como fica o nome dos artistas americanos e ingleses:

Burapi -> Burado Pito -> Brad Pitt

Sandora Burocu -> Sandra Bullock


Tem que rir pra nao chorar!!!! :)

さよなら みんなさん

1 comment:

Paine said...

Ah, mas vai, nem é tão difícil aprender japonês assim. Tá bom, é sim, admito. Esse ano eu fiz um trabalho todo sobre o Japão e TIVE de falar do idioma mas eu até que gostei bastante. Gosto muito do Japão. Posso fazer um grande pedido? Será que você poderia descrever como é aí pra mim? Eu leio muito sobre o Japão e tal, mas gostaria de saber o parecer de uma brasileira (ou será que você é portuguesa?)

Ah sim, deixe-me dizer como encontrei o teu blog. Bom, eu estava procurando um livro de um escritor japonês (Yukio Mishima), aí eu coloquei e apareceu o teu blog, porque tem 'japonês' e eu tinha colocado 'escritor japonês' pra pesquisar xD).

Teu blog é muito lindo. Vi que foi você quem fez o template. Eu nunca consegui mexer no fotofhop e esse troço de HTML me dá nos nervos, uehuehueh!

Vou virar visitante frequente aqui. Até mais!