Tuesday 2 September 2008

Novo chefinho no Shukka Center

おはようございます

A partir de hoje temos um novo shain como nosso chefe la no Shukka Center. O sobrenome dele (aqui no Japao normalmente chamamos as outras pessoas pelo sobrenome) e' Sato e ele parece ser super novinho, tipo uns vinte e pouquinhos anos. Colocaram ele sozinho no yakin pra cuidar da gente (essa semana somos em 3 empreiteiras la, num total de 14 pessoas).

As 20:30h teve o chourei/朝礼 (reuniao) que sempre tem todo inicio de expediente e foi o Sato-san quem comecou falando. Os dois shains do hirukin ainda estavam la e um deles tambem falou.

Nosso servico de hoje foi aprender a montar umas mesas feitas de canos (paipus/パイプ). Primeiro tivemos que desmontar uma mesa que ja estava pronta. Quando terminamos o chefinho veio e falou que era para montarmos ela de volta, para aprendermos como e monta. Ele elogiu a nossa arrumacao das pecas que estavam todas separadas por tipo.

Entao comecamos a montar a danada e terminamos antes dos outros dois grupoos, sendo que estavamos com uma pessoa a menos que eles e sem nenhum homem no grupo.
Uma hora, quando estavamos medindo umas distancias, o chefinho parou do meu lado e do lado da Olga e falou que tinhamos que medir primeiro para depois apertar o parafuso para fixar o cano. Tipo assim, isso e' o obvio ne', quando ele se afastou comentamos que pareceu que ele estava chamano a gente de burra e o pior, na nossa cara.
Quando terminamos de montar a mesa, dai o chefinho veio com a trena e mediu varias partes da mesa e concluiu que tinha um cano meio centimetro fora do lugar. Desmontamos uma parte dos canos e montamos de novo, dessa vez a mesa ficou perfeita. Dai chamamos ele de novo e dessa vez ele nao achou defeito. Ele comentou que estava muito bom por ser a primeira vez que montamos esse tipo de mesa.

Dai o chefinho veio com um moonte de canos e pecas novinhos e disse que teriamos de montar mais uma mesa. E la fomos nos mais uma vez ゛brincar de Lego゛.
Dessa vez terminamos a montagem depois dos outros dois grupos, mas em compensacao a nossa segunda mesa ficou perfeita, com todas as medidas exatas.

Dai tinhamos que encapar o tampao da mesa com um plastico anti-estatica e pra isso a japonesada (nos 4 somos as unicas estrangeiras entre as 14 pessoas) de outro grupo veio ajudar a gente.

No final quando estavamos sentados esperando dar o horario para ir embora, dai o chefinho veio com umas folhas pra anotar qual a sequencia e o metodo de montagem que cada grupo utilizou. A Olga falou pra ele qual a sequencia que a gente utilizou e ele achou errado rosquearmos os pes da mesa por ultimo, sendo que os mesmos sao pesados e somente atrapalhariam a montagem se forem presos antes. Dai ele argumentava e a Olga rebatia com outro argumento. Ele era contra novamente e ela mandava outro argumento na cara dele. No final nao se chegou a um consenso.
Ficou parecendo que o chefinho estava querendo achar um defeito no nosso metodo de trabalho. Ele ficou obvio que ele quer sempre ter a razao sobre tudo.

Mas deixa ele, ainda temos essa semana inteira e mais a outra proxima para convencermos o teimoso de que o nosso jeito esta certo e que o importante e' ter a mesa montada corretamente no final.

さよなら

No comments: