Tuesday 30 December 2008

Natal???

こんにちは

Esse ano foi a primeira vez que passei a noite, do dia 24 para o dia 25 de dezembro, trabalhando.

Pois é, aqui no Japão não se comemora o Natal, uma vez que este é um feriado católico e aqui a maioria das pessoas é budista ou xintoísta.

As lojas se enfeitam como no Brasil e em outros lugares do mundo, mas é apenas pelo apelo comercial. Inclusive muitos japoneses compram presentes para os filhos e dizem que o Santa Kurausu ou Santa-san é que vai trazer. E no dia 25 de manhã as crianças correm pra ver o que o bom velhinho trouxe. Mas em nenhum momento lembra-se que a data é o nascimento de Jesus.

Lá na NEC, quando deu meia-noite, o pessoal da minha linha começou a se abraçar e a se cumprimentar. O engraçado foi ver uns japoneses que pararam e ficaram olhando pra gente. Provavelmente deviam estar se perguntando "O que elas estão fazendo??".

Devido a crise e a minha situação de desempregada (a partir do dia 19 de janeiro), eu não dei presente para ninguém esse ano e também não recebi presente algum. Preciso economizar, pois se até o final de março eu não encontrar um emprego, então terei de retornar para o Brasil.

Apesar do frio animal que anda fazendo por aqui, ainda não chegou a nevar, quem sabe em janeiro...

Sore dake!!

さよなら

1 comment:

Misa said...

aOi

Obrigada por acompanhar o meu blog.

Vou torcer para que encontre um ótimo emprego.