Monday 4 August 2008

Minhas impressoes daqui onde moro.

Agora fazem 4 meses desde que cheguei aqui no Japao e nunca tinha escrito falando minhas impressoes daqui.

Bom pra quem nao sabe, eu moro na cidade de Isesaki na provincia (seria o equivalente aos estados do Brasil) de Gunma e trabalho em Kodama na provincia de Saitama. Moro bem na divisa de Gunma e Saitama.
Isesaki e' uma cidade do interior, bem diferente das cidades grandes. O que mais se ve por aqui e' plantacao pra todo lado, principalmente de arroz. Nao existem grandes predios, as moradias de apartamentos geralmente tem dois andares, o terreo e o primeiro andar. Alias aqui no Japao eles chamam o terreo de primeiro andar, entao utilizando a nomenclatura daqui a maioria dos predios so tem primeiro e segundo andar. Aqui tem bastante daquelas casas antigas japonesas que se ve nos filmes, coisa que nao se ve muito nas cidades grandes. Mas tambem existem casas modernas contrastando com antigas.
As cidades daqui dessa regiao tem muitos parques publicos e e' comum as pessoas (principalmente estrangeiros) fazerem churrasco nos mesmos nos finais de semana, ainda mais nessa epoca do ano, agora e' Verao aqui. E o Verao daqui e' muiiito mais quente do que em Sao Paulo, e' igual ao verao do nordeste brasileiro.

O que mais estou curtindo em morar aqui e' a seguranca e o respeito.
Eu posso ir num caixa automatico de banco, por exemplo, e deixar tranquilamente o carro sozinho e ligado do lado de fora sem me preocupar que o mesmo sera roubado. Como agora esta um calor dos infernos por aqui, muita gente deixa o motor ligado quando sai do carro por causa do ar condicionado.
A galera que usa bicicleta nem usa corrente quando deixa a mesma estacionada num local publico.
Tambem podemos deixar coisas do lado de fora do apartamento (ao ar livre), tipo o guarda chuva molhado, e saber que ninguem vai mexer nele.
Outro dia minha sobrinha esqueceu a bolsinha dela num supermercado vez e so'percebeu quando chegou em casa. Dai voltaram ao supermercado algumas horas depois e a bolsa estava intocada no mesmo lugar que ela tinha deixado.

As ruas daqui sao extremamente estreitas e muito sinuosas, as vezes da a impressao que nao ha espaco para passarem dois carros ao mesmo tempo. E' comum ter nas esquinas uns postes da altura daqueles das placas de transito, mas com dois espelhos no alto. Assim consegue-se ver no espelho se vem vindo algum carro depois da curva.
O relevo da regiao aqui e'todo plano, nao existe nenhuma subida ou descida, mas nenhuma mesmo.
Deve ser por isso e tambem por nao existirem onibus publicos (segundo me falaram so tem onibus publico nas grandes cidades) que muita gente utiliza a bicicleta como meio de transporte. As bicicletas aqui no Japao tem registro e seus usuarios devem respeitar diversas leis, senao recebem multas assim como os carros.
Os estudantes do Shugakko (12 a 14 anos) podem ir para a escola de bicicleta, mas tem que usar um capacete padronizado indentificando que sao estudantes. Antes dos 12 anos (Shoogakko), as criancas vao sozinhas a pe' para a escola. De manha cedo vemos varias filas de criancinhas indo sozinhas pra escola. Os pais tem que se revezar no trabalho de sinalizacao da travessia das ruas mais movimentadas. Eles ficam com umas bandeirinhas sinalizando para os carros pararem quando tem uma fila de criancas para atravessar.
Alias a prioridade nas ruas aqui e' sempre dos pedestres. Os carros esperam voce atravessar primeiro para depois passarem. E' comum ver um carro numa avenida (essa com uma via em cada mao) estar com o pisca sinalizando que vai virar e esperando parar de vir os carros da mao contraria, e quando comeca a virar ele ve algum pedestre atravessando essa rua onde ele vai entrar, dai obviamente que ele freia e espera o pedestre atravessar, mesmo que ja tenha de se formado uma imensa fila de carros atras dele na avenida. Alias, os carros da fila nao buzinam e esperam pacientemente ate que o primeiro carro vire.
Eu varias vezes fiquei esperando um carro virar (acostumada com o Brasil, ne') e o carro ficou esperando eu atravessar.
Uma vez eu estava em frente a faixa de pedestres de uma avenida movimentada esperando parar de vir os carros para poder atravessar. Eis que um carro de policia que vinha vindo simplesmene para antes da faixa e espera eu atravessar, obrigando os outros carros a pararem tambem.

Outra coisa que tem aos montes por aqui sao as Dydo Hanbaikis, aquelas maquinas automaticas de venda. Em cada esquina se encontra uma pelo menos. Dentro de estabelecimentos comerciais sempre tem varias e tambem dentro das empresas. La na NEC tem mais de uma em cada sala de kyokei (descanso). E essas maquinas vendem de tudo: bebidas (refrigerantes, cerveja, agua, sucos, cafe, cha, etc), comida (noddles, bolachas, salgadinhos, pao doce, etc), sorvete, cigarros,revistas e ate ja vi umas para se comprar sacos de 5Kg de arroz.
O interessante e' que nas que vendem bebidas existem as bebidas quentes e na mesma maquina as bebidas geladas. Nas que ficam dentro das empresas existe um botao para se pegar de graca agua quente para fazer noddles e sopas instantaneas na hora e tambem para se pegar agua gelada.

O povo daqui e' muito educado, principalmente os idosos. E' normal de manha cedo te darem bom dia na rua mesmo sem te conhecerem.
Outro dia eu passei andando ao lado de uma mulher que estava passeando com o cachorinho e ele latiu pra mim. Na hora ela me pediu mil desculpas por isso.
Os funcionarios dos estabelecimentos comerciais sempre falarao bem alto 'Irashaimasse' (algo como bem-vindo) quando voce entrar em uma loja. Tambem quando cruzam com voce la dentro. E o normal e' o cliente nao responder. No comeco parece estranho, mas com o tempo se torna normal essa atitude. E os caixas das lojas sempre falarao em voz bem alta cada etapa da compra. Por exemplo: 'O total da sua compra sao tantos ienes. Voce me entregou tal quantia. Seu troco e' tal quantia. E aqui esta seu cupom fiscal. Volte sempre.'. Essa e' outra situacao que no comeco e' bem estranha, mas a gente acaba se acostumando. Eu me pergunto como e' que essas pessoas nao ficam roucas no final de cada dia de trabalho.

Bom, acho que deve dar pra ter uma ligeira ideia de como e' tudo aqui onde eu moro.

Sayonara.

No comments: